Câmeras de CFTV-Circuito Fechado de Televisão devem gravar áudio?

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Câmeras de CFTV devem gravar áudio?

Com a falta de segurança pública, proteger condomínios, residências e empresas, os equipamentos estão cada vez mais modernos e um dos recursos mais utilizados é a captação de áudio. Entretanto, realizar a captação de áudio em seu parque de câmeras CFTV é uma questão a ser estudada com cuidado.

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A detecção inteligente de eventos via áudio baseia-se no monitoramento constante do ambiente e compreensão das mudanças sonoras. A detecção não está baseada simplesmente no nível de decibéis do evento, mas nas características acústicas de cada fonte sonora captada, permitindo captação de múltiplos eventos ao mesmo tempo.

As câmeras com a tecnologia embutida atuam de maneira semelhante às câmeras de wi-fi, onde é possível visualizar as imagens em tempo real em qualquer aparelho conectado à internet. Por estarem ligados à rede sem fio, podem ser instaladas em locais mais afastados.

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Este modelo de câmera conta com microfones e de um sistema de áudio embutido que permite a captação do som ambiente do local onde o equipamento está posicionado. Em alguns casos, os microfones podem ser usados como autofalantes – eles emitem um alarme caso o responsável acione um alarme.

Entenda no texto a seguir como otimizar o uso de áudio em seu sistema de videomonitoramento.

Dentre suas finalidades, as câmeras com captação de áudio são usadas para acrescentar esse sistema como uma portaria eletrônica

Dentre suas finalidades, as câmeras com captação de áudio são usadas para acrescentar esse sistema como uma portaria eletrônica

Monitoramento dentro da legalidade

Neste assunto também levanta-se a questão de legalidade na captação de áudio dentro de empresas. Se as câmeras são usadas como forma de inibir funcionários ou para controlá-los, isso pode ser considerado assédio moral e é passível de indenizações na justiça.

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Para se proteger de possíveis processos judiciais, os donos dos estabelecimentos devem deixar as câmeras devidamente sinalizadas e avisar os funcionários sobre seu funcionamento, o tempo de armazenamento das imagens, etc. Além disso, locais como banheiros e área do café devem ser vetados para não ser considerado espionagem.

Não há lei específica para esta atividade, mas a Constituição afirma no Art. 5º.:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”

Neste caso, cabe a empresa basear-se no bom senso, indicando o uso desta ferramenta com o intuito de aumentar a segurança patrimonial e da integridade de seus funcionários.

É possível gravar o áudio das câmeras?

Sim. É possível fazer captura de áudio em praticamente qualquer modelo de câmera de segurança, tanto em equipamentos analógicos quanto digitais.

No caso das câmeras analógicas, será necessário acoplar microfones externos e conectá-los ao aparelho de armazenamento de dados. Já nas câmeras IP, você pode acoplar um microfone externo na própria câmera ou adquirir modelos que já venham com microfones integrados de fábrica.

Assim como ocorre com os dados de vídeo, você irá precisar de aparelhos adequados e espaço para armazenamento do áudio captado juntamente com as imagens, além de planejar por qual período de tempo esses dados ficarão disponíveis para backup.

Câmeras de IP e analógicas podem receber aplicação de captação de áudio

Câmeras de IP e analógicas podem receber aplicação de captação de áudio

Como utilizar esse áudio após a gravação

Ao implantar essa estratégia, muitos gestores esperam que os operadores de CFTV serão capazes de monitorar, ao mesmo tempo, imagens e áudio dos ambientes. No entanto, filtrar dois tipos de informações distintas é algo bastante complexo para esses profissionais e se torna mais difícil à medida que se aumenta o número de telas e microfones monitorados por pessoa.

Apesar de não permitir o acompanhamento simultâneo de forma eficaz, a captação de áudio ambiente é uma grande vantagem para obter provas legais em investigações posteriores. Em caso de assalto ou invasão de propriedade, por exemplo, ter acesso à conversa dos suspeitos pode ser bastante valioso na identificação dos indivíduos por parte das autoridades.

Mesmo tendo em vista tais benefícios, é preciso estar atento a algumas restrições quanto à regulamentação da captura de áudio em locais de trabalho. Por isso, lembre-se de conferir quais ambientes da sua planta podem ser monitorados por microfones e, caso necessário, ponha avisos para conscientizar funcionários e visitantes.

Analíticos de áudio

Uma alternativa para otimizar a captura e filtragem desses dados é aplicando analíticos de áudio, ferramentas que se tornam cada vez comuns na área de segurança patrimonial quando associadas ao sistema de câmeras. Os programas responsáveis pela análise inteligente de áudio buscam ruídos no ambiente monitorado e geram alertas automáticos na tela do operador quando uma alteração é identificada.

A Áudio Alerta é uma startup que trabalha com o desenvolvimento desse tipo de software. Os programas criados pela empresa são capazes de detectar eventos sonoros e, quando conectados a câmeras 360, conseguem direcionar a lente do equipamento, iniciando a gravação das imagens a partir do local exato onde o ruído se originou.

Alguns exemplos de eventos de risco identificáveis pelos softwares de análise de áudio são: disparo de arma de fogo (diferenciando 4 tipos de calibre), explosão, freada brusca de automóvel e vidro estilhaçado. A partir dessa associação dos sistemas de vídeo e áudio, é possível ter uma estratégia de segurança mais completa e assertiva, além de permitir a economia de recursos, pois as câmeras podem ser programadas para ligarem apenas quando os eventos são detectados.

 

Via: grupoavantia

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