A preocupação com o meio ambiente tem se tornado ainda mais necessária nos últimos anos. Nós já falamos aqui Como economizar água no Condomínio e sobre as mudanças do clima, o desmatamento, a poluição e a extinção de espécies da fauna e da flora, mais países, empresas e comunidades têm se atentado às boas práticas de sustentabilidade para tornar suas operações menos agressivas ao meio ambiente.
Contudo, você já pensou que há a possibilidade de tornar o local onde você mora mais sustentável? A tendência do condomínio sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Se você, Zelador, Síndico ou morador deseja que o seu lar seja mais consciente ecologicamente, temos nesse texto algumas dicas que podem ajudar o seu condomínio a minimizar os danos do ser humano ao planeta Terra.
O Que É Um Condomínio Sustentável?
Um condomínio sustentável é um conjunto de moradias compartilhadas, comuns em cidades verdes, ou seja, municípios que possuem projetos voltados à sustentabilidade. Esses locais têm a ideia de resolver questões comuns dos grandes conglomerados como energia, transporte público, sistema de água, de forma a ter o mínimo impacto possível no meio ambiente. O resultado disso são cidades com maior qualidade de vida para os seus habitantes, já que problemas de saúde física e mental causados pelos vários tipos de poluição, comuns nas cidades, são diminuídos consideravelmente. Copenhagen e Vancouver são dois exemplos de cidades que estão se adaptando para se tornarem completamente sustentáveis.
Aqui no Brasil existem algumas iniciativas para tornar os condomínios residenciais, locais mais sustentáveis com ações coletivas simples, mas que impactam de forma positiva o meio ambiente, a saúde dos moradores e também economizam nas taxas de condomínio.
Se, por economia ou preocupação ambiental você tem vontade de implementar algumas ações sustentáveis no seu condomínio, leia esse texto. Trazemos aqui algumas ideias, que podem ser discutidas na sua próxima reunião de condomínio.
Economize água no condomínio com simples ações
Para economizar água, os condomínios têm feito sistemas de captação da água da chuva. Esses recursos estão cada vez mais práticos e acessíveis no mercado. Essa água pode ser usada em áreas comuns para limpeza, aguar plantas ou outras funções.
A manutenção preventiva dos sistemas hidráulicos é imprescindível para evitar desperdícios e trocar os hidrômetros coletivos por individuais também é uma opção econômica, que economiza cerca de 17% de água, assim como instalar temporizadores e restritores de vazão em locais de uso comum.
Economize energia elétrica para diminuir a taxa de condomínio e das residências
No Brasil, uma grande parte da matriz energética vem dos recursos hídricos, por isso, quando pensamos em economizar energia elétrica, também pensamos em gerir bem a água do país. Por isso, alguns condomínios trocaram os pontos de luz das áreas comuns da moradia para lâmpadas LED, que utilizam de 70% a 80% menos energia elétrica e instalaram painéis de energia solar. Os telhados verdes, verdadeiras florestas urbanas, além de um belo recurso arquitetônico ameniza a temperatura ambiente e economiza gastos com ar condicionado, por isso, tem sido amplamente usado nos projetos condominiais brasileiros.
Crie áreas verdes para ter um condomínio sustentável
Por falar em florestas urbanas, as áreas verdes tem sido uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida e promover a socialização dos moradores do seu condomínio sustentável. Se o seu residencial tem espaço aproveitável para o plantio de árvores ou de hortas comunitárias, aproveite esses lugares.
Para isso é importante propor essas alterações paisagísticas na reunião do condomínio, além de discutir e prever formas de execução. Residenciais com áreas verdes, além de melhorar a arquitetura do local e a qualidade do meio ambiente, valoriza financeiramente os imóveis para venda e aluguel.
Crie um plano eficiente de descarte de resíduos para ter um condomínio sustentável
Nós, como seres humanos, a todo momento estamos gerando lixo. O descarte de resíduos precisa ser feito de forma consciente para promover a sustentabilidade no seu condomínio sustentável. Por isso, implantar a coleta seletiva para todas as residências é uma ação simples, mas que pode auxiliar e muito o meio ambiente. Além disso, alguns lugares estão adotando o sistema de compostagem para gerar adubo e fertilizantes. Se a dica anterior em relação a área verde for feita, esse material já poderá ser usado dentro do próprio condomínio.
Ter um condomínio sustentável é uma maneira não só de contribuir com o meio ambiente, mas também de economizar nas taxas condominiais e nas contas de energia elétrica e de água. Outra maneira de economizar muito nas contas é a Portaria Remota que a VGuard. Seu condomínio pode economizar até 60%, além de trazer mais segurança para todos os moradores desfrutarem das áreas verdes do residencial sem preocupação.