Surgem sempre novas tecnologias visando facilitar a vida cotidiana, a diminuir recursos, oferecendo maior segurança, com processos ágeis, entre mais vantagens. Certamente, as soluções alcançariam os condomínios também.
Já que modernizar segurança do condomínio representa necessidade atual por causa do risco de assaltos e furtos. Muitas destas situações poderiam ser evitadas através de sistema tecnológico de segurança com total eficácia.
E quando se trata de segurança, as portarias virtuais, eletrônicas e remotas, são novidade em condomínios que despertam dúvidas aos moradores. Tais soluções são capazes de modernizar o cotidiano no condomínio, e auxiliam para controle e para agilizar fluxo de saída e entrada para condomínio, em especial, para momentos de pico. Mais uma vantagem é diminuição em relação aos custos operacionais, e assim, diminuição em taxa condominial.
Diferenças Entre Portaria Virtual, Eletrônica e Remota
Portaria Virtual
Esta é uma versão mais simples em comparação com portaria remota e bem mais automatizada. Portaria virtual basicamente controla acesso para condomínio. Uma das questões com este tipo de portaria tem relação com vulnerabilidade do sistema se a internet falha ou se houver queda da energia. Assim, não há suporte disponível 24 horas diariamente para este serviço, e quem precisará atuar é o síndico, se existir algum problema.
Portaria Eletrônica
A portaria eletrônica, diferente da virtual e remota, em que a administração é realizada através da central que gerencia saídas e entradas, a eletrônica é mecanismo em que fornecedores e visitantes teclam de modo direto ao apartamento do contato e vai ser permitida a entrada apenas se o morador está ali para atender.
Aqui, os condôminos têm responsabilidade para gerenciar quem entra ou sai do condomínio. Portaria eletrônica se mostra a menos indicada aos condomínios de porte médio e grande, já que quanto maior for o fluxo de indivíduos a circular, maior segurança é exigida. No entanto, tal modelo pode ter bom funcionamento nos complexos residenciais em que poucas famílias moram e custos devem ser divididos entre quantidade pequena de pessoas.
Portaria Remota
Como o termo sugere, a portaria remota tem funcionamento como portaria convencional praticamente, mas, à distância. É capaz de gerenciar segurança para o condomínio, e entrada e saída dos moradores, visitantes, prestadores de serviço.
Monitora também 24 horas por dia o condomínio, para a totalidade de dias da semana, atuando se houver necessidade e ainda em tempo real. O condomínio necessitará da instalação de uma eclusa para evitar entrada no local de pessoas não autorizadas, no mesmo momento que algum morador autorizado ou visitante, para funcionamento total deste tipo de portaria.
Uma medida que vai também auxiliar para inibição da tentativa de crimes, assaltos, porque indivíduos com péssimas intenções encontrarão muito mais dificuldade no acesso para condomínio. Esta portaria tem um diferencial, ou seja, faz registro em detalhe de todas saídas e entradas, de forma que o condomínio ficará protegido com valiosas informações no caso de medida judicial ou acionamento da polícia.
É importante salientar que se trata da opção tecnológica atualmente mais completa oferecida ao atendimento de portarias de condomínios, assim, demanda maior investimento em instalação, porque é caracterizada de chaves de acesso personalizadas, câmeras, eclusa, sem contar dispositivos emergenciais para fazer o trabalho na situação da instabilidade de internet ou queda da energia.