Em tempos de pandemia onde os serviços de home office marcaram uma nova fase nas relações trabalhistas, possibilitada pelas tecnologias de transmissão de dados, a tendência de vigilância de presença virtual em condomínios da região é crescente, garantindo a mesma segurança e, em muitos casos, com redução de custos entre 30% e 50%..
Um dos pioneiros em Novo Hamburgo, o condomínio Pacífico já possui o sistema há três anos e a experiência é a melhor possível, como revela o síndico José Antônio Oliboni. A iniciativa da troca de serviço se deu quando ele assistiu a uma reportagem sobre o assunto e buscou mais informações sobre o funcionamento. “Fiz cotações de preços e comecei a explicar para os vizinhos sobre a novidade, todos concordaram e já instalamos o novo sistema.”
Para o síndico e morador do edifício, a redução na mensalidade do condomínio foi quase que imediata. Os custos com portaria, conta, baixaram 40%. “Foi tudo muito rápido e tranquilo, em um treinamento com os moradores aprendemos a usar todo o sistema. Hoje, abrimos portas e autorizamos entradas por celular. O visitante que vem aqui e aciona a portaria remota acredita que está falando com o porteiro do prédio. Aqui fica tudo gravado, tem alarmes e quando há algum problema de manutenção, a empresa manda um vigilante que só sai quando o problema está resolvido.”
Desde que a portaria remota foi instalada a mensalidade do condomínio segue no mesmo valor. “Tivemos sorte de fazer essa mudança antes da pandemia, pois nossas despesas baixaram e no período da quarentena conseguimos dar 20% de desconto na taxa. Com isso, não temos inadimplência”, revela.
Oliboni ainda garante que a portaria remota é tão ou mais segura que com a presença física do porteiro. “Por estar sempre presente, o porteiro, como todo ser humano, cria vínculos e amizades, seja com moradores, vizinhos e fornecedores. É comum haver alguma flexibilização de acesso ou de correr o risco de dar confiança a estranhos. No sistema remoto, isso não acontece, o que é mais seguro para todos”, explica.
Via: www.jornalnh.com.br