Não é fácil ser o gerente e é muito difícil combinar a função com outros empregos de tempo integral. É por esse motivo que muitos condomínios optam por ter um administrador profissional, porém muitos ainda preferem que um morador assuma a função, pois entende melhor as necessidades dos proprietários e está mais conectado às demandas.
Há quase quatro décadas, o Brasil celebra o Dia do Síndico em 30 de novembro. O profissional, indispensável para o bom funcionamento das atividades inerentes ao dia a dia de um condomínio, encara constantemente inúmeros desafios em consequência desta função, como coordenar o setor administrativo, financeiro e de RH, além de fiscalizar os serviços de segurança e de manutenção prestados por terceiros.
Para facilitar o dia a dia do trabalho deste profissional, elencamos alguns aplicativos e ferramentas. Confira-os abaixo:
1. Armazenamento em nuvem
Google Drive, Dropbox, OneDrive… existem dezenas de serviços de armazenamento em nuvem que, nas versões gratuitas, podem suprir as necessidades do seu condomínio. Neles é possível organizar todos os documentos, atas de reuniões e regulamentos e compartilhá-los facilmente com os proprietários através de links.
2. Doodle
Precisa marcar uma reunião ou assembleia, mas não sabe qual o melhor horário para a maioria dos moradores? O Doodle pode te ajudar com essa tarefa. Na ferramenta, o síndico pode criar um evento e os condôminos respondem qual o melhor horário e dia entre as opções. No final da pesquisa, o app mostra a melhor data e o período para a maioria das pessoas.
3. Google Agenda
A funcionalidade disponível para todos os usuários do Google pode ajudar a organizar as tarefas em um calendário, visitas de prestadores de serviços, datas importantes, pagamento de contas… Se o seu condomínio não está podendo investir em uma ferramenta paga, o Google Agenda também pode servir para gerenciar reserva de salões e outros espaços compartilhados.
4. Notion
Notion é uma ferramenta intuitiva e multifuncional, que é uma mistura de bloco de notas, calendário, lista de tarefas, wiki, planilhas e muito mais. Todas as informações inseridas nele podem ser sincronizadas com outros dispositivos e editados em colaboração com outros usuários. A plataforma disponibiliza também diversos modelos para facilitar.
5. Gestão Financeira
Para organizar as receitas, as despesas e os orçamentos do condomínio, aplicativos como o Organizze e o Mobilis podem ser muito mais fáceis do que planilhas, principalmente para condomínios menores.
6. Whatsapp Business e Telegram
Esse tipo de ferramenta é extremamente útil para se comunicar com os condôminos, mas usar o número pessoal pode ser um transtorno. Utilizar o Whatsapp Business ou um canal do Telegram pode ajudar a separar as comunicações do condomínio da vida particular do síndico.
7. Sistemas Administrativos de Condomínio
Várias administradoras de condomínio possuem sistemas on-line e até aplicativos que facilitam o pagamento de boletos, reserva de salões de festa, a comunicação, a assembleia e a transparência das finanças do condomínio. Contudo, o investimento é um pouco alto e pode ficar pesado para condomínios menores.
Via: Casa Jardim