Para que serve a clausura em condomínios com portaria remota?

Você está visualizando atualmente Para que serve a clausura em condomínios com portaria remota?

Geralmente, quem usufrui do serviço de portaria remota pode ficar na dúvida de para que serve a clausura em condomínios. Afinal, em primeiro momento aquele espaço aparentemente entre uma porta e outra parece inútil, mas não é bem assim.

Quer entender melhor o que é uma clausura/eclusa? Basta continuar lendo este post onde vamos explicar tudo o que precisa saber!

Entenda o que é clausura/eclusa

A clausura é um tipo de controle de acesso físico onde são utilizados dois portões/portas em sequência. Ela pode ser usada tanto no acesso de pedestres quanto no de veículos, a depender da necessidade do condomínio.

Seu funcionamento é bem simples: para um morador ou condômino que possui a tag de acesso, basta liberar o portão. Já os visitantes ou entregadores devem ser liberados pelo primeiro portão, fechá-lo e só então o segundo é aberto pelo atendente da central de monitoramento da portaria virtual

Saiba qual é a utilidade da clausura em condomínio

Mas afinal, por que a clausura em condomínio é necessária? Não séria mais fácil contar com apenas um portão? A resposta é simples: a eclusa serve justamente para oferecer maior segurança no controle de acesso.

Isso porque, quando uma pessoa passa pelo primeiro portão, alguém não autorizado pode entrar juntamente com ela. No entanto, ela precisará passar ainda pela segunda porta, que neste caso não será liberada.

Além disso, se o portão principal for esquecido aberto, uma pessoa mal intencionada ainda terá que passar pelo segundo, evitando assim invasões e outros problemas com a segurança.

Descubra como deixar o condomínio mais seguro

Para deixar o condomínio ainda mais seguro, há alguns cuidados que os condôminos devem tomar. São eles:

  • não deixar o portão aberto;
  • não receber entregadores dentro da eclusa;
  • não passar pela clausura se observar que há alguém desconhecido, deixe a pessoa ser liberada primeiro;
  • nunca desabilitar o funcionamento da eclusa, nem de pedestres ou da garagem.

A clausura em condomínios deve ser utilizada corretamente e ser sempre fiscalizada. Por isso, são indispensáveis vistoria frequente e a orientação dos condôminos sobre a utilizada dela.

Deseja receber mais conteúdos sobre a segurança do seu condomínio? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário