Para qual tipo de condomínio é recomendado a Portaria Autônoma? Entenda!

Para qual tipo de condomínio é recomendado a Portaria Autônoma? Entenda!
Para qual tipo de condomínio é recomendado a Portaria Autônoma? Entenda!

Estra procurando alguma Portaria Autônoma? Aqui na VGuard você possui Sistema de Portaria Virtual Remota 24hrs. Mais Segurança e Menor Custo. Com atendimento personalizado e trazendo sempre confiança e qualidade para nossos clientes

Os sistemas com tecnologia estão se tornando cada vez mais populares nos apartamentos brasileiros, e hoje existe uma variedade de serviços que podem ser adaptados aos mais diversos ambientes e necessidades. Neste artigo, discutiremos especificamente as portas automáticas, um sistema de controle de acesso controlado pelo locatário.

O que é Portaria Autônoma

A Portaria Autônoma é um sistema em que os moradores fazem o atendimento, sem que seja preciso um porteiro no local. Diferente da Portaria Remota, em que há uma central de monitoramento onde operadores assumem o processo de atendimento à distância.

O controle dos moradores é feito através de um telefone/interfone instalado na entrada do condomínio. Nele, o visitante pode chamar o ramal ou o número do apartamento que deseja visitar.

A chamada é direcionada para o celular do morador. A partir de um aplicativo instalado em seu smartphone, ele pode acessar a câmera posicionada na portaria do condomínio para ver quem está falando e decidir se libera a entrada. Alternativamente, também é possível fazer isso com um interfone específico com visor, instalado na unidade.

Este talvez seja o sistema de maior economia do mercado, já que os condomínios realizam toda a gestão de acesso de visitantes e prestadores de serviço apenas com o celular. O custo fica por parte da tecnologia fornecida e instalada por uma empresa contratada.

Há também a possibilidade de fazer a liberação do acesso mesmo que o condômino não esteja em casa. Para isso, basta se comunicar com o visitante e autorizar a entrada por meio de uma chave virtual.

Benefícios da Portaria Autônoma

Agora vamos falar um pouco sobre os benefícios desse sistema.

A primeira vantagem a se considerar é o baixo custo de implementação. Por não se tratar de um modelo robusto, não é necessário um alto investimento para implementar o recurso no condomínio.

Outro ponto positivo é a redução de custos gerada. Com a Portaria Autônoma, o condomínio deixa de arcar com custos operacionais de portaria e recepção. Isso significa uma importante economia na folha de pagamentos e, por consequência, taxas condominiais mais baixas para os moradores.

Ainda podemos citar a fácil e rápida implementação da solução e a praticidade de uso como pontos positivos da Portaria Autônoma.

Portanto, em resumo, os benefícios da Portaria Autônoma são:

  1. Baixo custo de implementação
  2. Economia da folha salarial
  3. Fácil e rápida implementação
  4. Conforto e praticidade

Desvantagem

Se você está pensando em adotar a Portaria Autônoma em seu condomínio, precisa considerar que, por ser diferente de uma Portaria Remota, os condomínios que adotam a Portaria Autônoma pura não têm apoio de uma central de monitoramento profissionalizada para fazer o controle de acesso de visitantes e prestadores.

Como cada morador fica responsável pelo atendimento, isso pode causar alguma insegurança nos vizinhos. Para que todos sejam protegidos, é fundamental um senso de responsabilidade comunitário para seguir alguns protocolos básicos de segurança.

O modelo ideal é que o condomínio possua um zelador ou auxiliar de serviços gerais para ajudar no atendimento de prestadores de serviços durante o horário comercial.

Para qual tipo de condomínio é indicada?

A Portaria Autônoma é indicada para condomínios de menor porte, que possuem poucas unidades, e que querem otimizar os seus recursos financeiros.

Também é preciso levar em consideração o perfil dos moradores, verificando se estão dispostos a cumprir todos os procedimentos de segurança e se adaptarem a essa rotina.

Portanto, se o seu condomínio se enquadra nessas condições, a Portaria Autônoma pode ser uma boa escolha.

A VGuard oferece o serviço de Portaria Autônoma pura ou com apoio da Portaria Remota. Uma outra vantagem da VGuard é colocar à disposição dos clientes seu quadro de funcionários de portaria presencial e vigilância para dar suporte emergencial, se necessário.

Nos demais casos, indicamos o uso da Portaria Remota, um sistema mais conveniente que conta com profissionais 24h por dia, nos 7 dias da semana. Com ele, condomínios podem chegar a economizar até 60% com custos operacionais.

Ficou na duvida? Entre em contato conosco:

  • Rua Yvon Magalhães Pinto, 403, Bairro São Bento. Belo Horizonte / MG
  • 0800 038 4565

Deixe um comentário