Quer saber como organizar e automatizar a limpeza do seu prédio e condomínio? Confira dicas incríveis de como reorganizar e economizar na limpeza de prédio.
► Como economizar água no condominio?
Ser síndico ou a pessoa que cuida dessa área do prédio não é fácil, exige um perfil não só de liderança, mas também de proatividade e organização. Mas, nem sempre é fácil resolver a parte burocrática e operacional. Por esse motivo que existem várias técnicas e caminhos mais fáceis para se fazer, quando o assunto é a limpeza do condomínio.
► Como atrair moradores para as reuniões de condomínio?
► Como funciona a Portaria Virtual Monitorada?
► Como a portaria remota funciona em condomínios?
Siga as pequenas dicas abaixo e organize e otimize a limpeza de prédio ou condomínio que você mora.
Faça um cronograma de limpeza de prédio
Sendo o prédio grande ou pequeno ele tem várias áreas a serem limpas. E, isso não minimiza a importância de organizar todo o processo. Por isso tire um tempo para sentar e definir cada área do prédio e do condomínio devem ser limpas. Defina quais são as áreas em comum com todos e quais as áreas mais frequentadas. Com isso você poderá definir quantas vezes deverá limpar cada lugar. Alguns deverão ser semanalmente outros mensalmente, por esse motivo que é tão importante se organizar e fazer um cronograma.
Como por exemplo: o hall é um lugar que deve ser limpo no mínimo uma vez por semana, por conta do fluxo de pessoas diariamente passando por ele.
► Como fica a comunicação do condomínio com a portaria remota?
Já a limpeza dos vidros, portas, e algumas outras áreas podem ser feitas quinzenalmente. E uma vez ou outras fazer uma limpeza mensal mais pesada e eficiente.
O salão de festa pode ser limpo e higienizado de acordo com o dia que é utilizado, quando ocorrer festas ou outras programações no local. É válido combinar sempre de fazer uma limpeza no mês, e após festas e evento suma limpeza mais pesada.
Existem lugares como, escadaria, galpões, quartinho de dispensa, caixa d’água que devem ser limpos semestralmente, a fim de não serem esquecidos e higienizados de forma correta.
2. Defina os horários
Além do cronograma de dos dias da semana e mês em qual áreas serão limpas, definas os melhores horários pra cada uma delas. Essa organização é muito boa para que a limpeza possa ser feita da melhor maneira possível. E sem incomodar os moradores e nem eles atrapalharem a ação.
Por isso, passe a observar quais são os horários de pico e com maior circulação de gente no prédio,e defina os melhores horários para a limpeza de prédio.
Um exemplo é, quando se limpar o elevador. Se o seu prédio tem dois elevadores, podem revezar, mas quando há somente um deve observar qual o melhor horário para a limpeza do mesmo.
► Quais são os perigos do controle de acesso mal executados em Condomínios?
Faça esse cronograma de dias e horários com uma reunião com os outros moradores e o síndico. Dessa forma, a limpeza do prédio será otimizada.
3. Saiba escolher os produtos certos
limpeza de predio
Um dos maiores gastos de uma limpeza de prédio são os produtos de limpeza. A dica é: procure sempre produtos neutros e que não tem uma fragrância muito forte. Pois pode have pessoas alérgicas, e/ou o contato com o produto fazer mal.
Tome cuidado para escolher produtos eficiente mas não que prejudiquem a saúde.
Use desinfetantes, água sanitária, ceras, sabão líquido e detergente para realizar uma limpeza e higienização eficiente. Em caso de carpete, saiba que não são todos os produtos que podem ser jogados nele.
4. Terceirize o serviço com empresas especializadas
limpeza no condominio
Uma das melhores formas de otimizar e economizar na limpeza de prédio é contratar um serviço terceirizado. Além de não ter que se preocupar com a parte burocrática de contratação, você tem garantias feitas por uma empresa profissional que entende e sabe prestar um serviço de qualidade.