Muito tem se falado sobre a substituição da mão-de-obra humana pela tecnologia. Mas até que ponto isso é verdade e funciona mesmo? Abolir completamente o trabalho humano é praticamente impossível, afinal, a tecnologia está aqui para facilitar nossa vida. Isso pode ser percebido facilmente quando analisamos uma portaria física e a comparamos com uma virtual.
Para que você entenda melhor sobre o que estamos falando, neste artigo vamos apresentar algumas desvantagens da portaria física para que seja possível colocar na balança o que vale mais a pena. Leia!
Risco de o porteiro dormir em serviço
Realizar trabalho noturno não é nada fácil. Por isso, quando não há ninguém por perto, o porteiro pode muito bem acabar dormindo ou se distraindo no trabalho durante à noite. Nesse caso, você estará desperdiçando dinheiro e ainda corre o risco de ele não ver se alguém chegar ou deixar a portaria do condomínio vulnerável.
Custos elevados
Outra desvantagem da portaria física são os altos custos de manutenção. Isso porque, é necessário pagar os funcionários para mantê-la, gastar tempo e dinheiro com questões trabalhistas e ainda pagar muitos impostos.
Além disso, é preciso manter uma guarita ativa, o que aumenta o consumo de energia elétrica e demanda gastos desnecessários.
Maior vulnerabilidade
Uma portaria física deixa tanto os condôminos quanto o porteiro mais vulnerável a ações de criminosos. Há maior lentidão para fazer contato com os visitantes, além de que o profissional fica exposto, o que facilita assaltos e rendições, colocando em risco todos que moram no condomínio.
Despreparo
Por fim, é preciso levar em consideração que muitos profissionais são despreparados e não recebem treinamentos adequados, ficando mais suscetível aos atos violentos. Além disso, eles não conseguem fazer um monitoramento 100% do tempo.
Mesmo que você invista em sistemas de monitoramento e faça isso por conta própria, os resultados não serão os mesmos de que um profissional capacitado realizando o serviço.
Apesar de a portaria física ter seus contrapontos, não é preciso se desesperar. Afinal, há soluções eficientes e econômicas para solucionar este problema: a portaria remota. Ao contratar uma empresa especializada, é possível contar com monitoramento 24 horas por dia, além de uma central à distância que possibilita maior segurança das pessoas, pois a entrada é admitida apenas com a autorização do próprio morador.
Quer saber mais vantagens da portaria virtual? Então, leia este outro texto do blog!