Embora seja uma pessoa extremamente valiosa em sua nos condomínios, muitas pessoas ainda não sabem o que é ser um síndico e qual é o seu papel. Existem algumas suposições e pré-julgamentos sobre esta posição.
O síndico, também conhecido como o administrador de/do condomínio é o responsável pela gestão de um ou mais edifícios. Geralmente esse profissional é eleito pela assembleia geral dos condôminos, sendo o responsável direto do condomínio, com funções de manter o equilíbrio financeiro, ordem, disciplina, segurança e limpeza do edifício.
Qual é a função do síndico?
Basicamente, o síndico é responsável pela administração de imóveis residenciais, comerciais, mistos, prediais ou condomínios. Sua principal tarefa é zelar e manter a saúde financeira, contábil e social do imóvel.
Na qualidade de representante oficial e porta-voz, de acordo com o artigo 1348 da Constituição, o presidente tem a obrigação de defender o apartamento e os bens, direitos e interesses dos inquilinos de forma ativa ou passiva. Código Civil. Ele também é legal e criminalmente responsável pela propriedade e pode ser processado em processos judiciais.
Além disso, o gestor também tem o papel de facilitador da comunicação dentro do condomínio, sendo o encarregado de mediar conflitos e estimular a compreensão e empatia entre vizinhos.
O que faz um síndico?
- Preza pela segurança e qualidade de vida dos moradores;
- Realiza assembleias de condomínio;
- Cumpre e faz cumprir a convenção e regimento interno;
- Cuida da conservação do patrimônio;
- Contrata prestadores de serviços para manutenção e reparos;
- Mantém as contas do condomínio em dia;
- Fiscaliza o pagamento das taxas condominiais e controla a inadimplência;
- Impõem e cobra multas e advertências;
- Zela pela prestação de contas e as apresenta aos condôminos – anualmente e quando exigidas;
- Garante a contratação de seguro condominial;
- Fiscaliza e coordena os funcionários;
- Cuida da contabilidade e contribuições fiscais.
Existem dois tipos de gestores: o morador, que é proprietário de um dos imóveis da edificação e geralmente mora no local; e o síndico profissional, uma pessoa especializada contratada para gerenciar o condomínio.
Quem pode ser síndico?
Essa é uma questão muito comum em condomínios, afinal, quem pode ser síndico? De acordo com o artigo 1.347 do novo Código Civil, qualquer pessoa pode exercer a função de síndico, tanto alguém contratado para isso, quanto um morador.
Apesar de a profissão ainda não ser regulamentada no Brasil, isso não retira a importância da atuação na manutenção da vida em condomínio – tendência que cresce cada vez mais no país.