Uma vida em comunidade que utilize de vários espaços públicos e respeita certas regras exige não só uma grande adaptabilidade, mas também algum conhecimento e cumprimento de certas regras. Veja mais informações sobre o apartamento agora. Quem mora ou trabalha em apartamento fechado deve estar atento a algumas características especiais desse tipo de empreendimento.
Por exemplo, isso é diferente de morar em uma casa. Nesse tipo de imóvel, proprietários e residentes têm maior liberdade para decidir o que querem fazer, quando, onde e a que preço. Porém, com o aumento da violência (que não é mais função exclusiva das grandes cidades), cada vez mais as pessoas buscam a segurança e a privacidade dos apartamentos. São considerados mais seguros e, por outro lado, requerem gastos fixos.
Tem coisa que pode, mas não convém
Fazer festas barulhentas, conversar se esquecendo do tempo na porta do elevador, passar pelos corredores com água da piscina pingando e deixando rastros são atitudes que precisam ser repensadas quando se mora em condomínio.
Fumar na sacada do seu apartamento, por exemplo, pode?
Como são áreas ao ar livre e com ventilação, não se pode proibir. Varandas e janelas residenciais fazem parte da propriedade privada.
E, portanto, os moradores podem fumar nesses locais.
Mas não se surpreenda se alguém reclamar que isso incomoda.
Quem é o responsável pela administração de um novo condomínio até a eleição do primeiro síndico?
A Assembleia de instalação preparada pelo incorporador junto a empresa administradora de condomínios é a primeira ação que acontece no inicio da vida de um condomínio. É condição imprescindível para que ele seja considerado instalado. Nela é aprovada a primeira previsão orçamentária e acontece a eleição do primeiro síndico.
Em um condomínio recém-entregue quem comanda a
administração antes da assembleia que elegerá o primeiro síndico?
A eleição do síndico é o primeiro ato da instalação de um
condomínio. Na assembleia de instalação é aprovada a primeira previsão orçamentária do condomínio e eleito o primeiro síndico. Sem estas condições não há condomínio instalado. A preparação desta assembleia é realizada pelo
incorporador e a administradora indicada pelo incorporador, que é ratificada na assembleia de instalação.
Primeiro síndico: como agir?
Ao se mudar para um condomínio, geralmente o morador fica na dúvida sobre quem é o responsável pela administração do empreendimento até que haja a eleição do primeiro síndico.
Para que um condomínio esteja regular e oficialmente instalado, é necessária uma assembleia preparada pelo incorporador da obra e a empresa que passará a cuidar da administração.
Esta é uma condição imprescindível para implantação do condomínio.
Nesta reunião, todos podem aprovar a primeira previsão orçamentária.
É quando também se realiza a eleição do primeiro síndico
Conheça também algumas regras mais comuns que precisa ser definidas em assembleias gerais:
– Horário de uso das áreas comuns: piscina, playground e salão de festas;
– Regras para reservar do salão de festas;
– Dias e horários de manutenção das áreas comuns;
– Uso das vagas de garagem;
– Acesso de visitantes;
– Horário de limpeza dos corredores;
– Recolhimento do lixo;
– Dias e horários para mudanças e realização de serviços;
– Entregas de encomendas. Desde delivery a produtos de pequeno e grande porte;