A segurança perimetral é uma forma de barrar o entorno de alguma propriedade. O objetivo é impedir invasões de pessoas não autorizadas. Assim, essa é uma maneira de garantir a segurança de residências, empresas, condomínios ou outro espaço que queira se proteger. Afinal, através dela é possível inibir a ação de criminosos.
Por isso, neste post, vamos mostrar a você os tipos de segurança perimetral existentes e suas vantagens. Continue lendo e confira!
Tipos de segurança perimetral
A primeira coisa que você precisa saber é que existem 3 tipos de segurança perimetral, chamadas de barreiras. São elas:
- barreiras tecnológicas: câmeras de segurança, alarmes e sensores são tipos de barreiras tecnológicas muito eficientes. Além de ajudar no monitoramento, são equipamentos que avisam quando há algum perigo, sendo possível se prevenir e proteger a propriedade;
- barreiras físicas: as barreiras físicas são constituídas por muros, cercas elétricas, serpentinas, grades, portão, porta e até janela. Isso porque, todas elas dificultam invasões através de um meio físico, sendo também de implantação mais fácil e usual;
- barreiras psicológicas: já as barreiras psicológicas, como o próprio nome diz, se refere aquelas que atuam psicologicamente, inibindo a ação de invasores. São exemplos: placas de “cão bravo”, de câmeras de segurança e outros avisos de entrada proibida.
Motivos para investir em segurança perimetral
Existem várias técnicas para garantir a proteção de uma propriedade e a segurança perimetral é uma delas, que começando pela área externa, garante certa proteção inicial. Infelizmente, a criminalidade aumentou muito, então essas ações de prevenção são indispensáveis.
Além da segurança dos bens materiais contra roubos, é possível garantir a proteção das pessoas que moram ou circulam no local. Afinal, esse é o aspecto mais importante, uma vez que bens podem ser reavidos, mas a vida de uma pessoa, não.
O que analisar antes de investir?
Antes de investir em segurança perimetral, é importante analisar qual o tipo de barreira você deve colocar (psicológica, física ou tecnológica). Vale ressaltar que há locais que utilizam todos, mas isso nem sempre é necessário a depender das condições do entorno.
Identifique também qual é o seu orçamento disponível e as regras do lugar. Por exemplo: se é permitido o uso de arame farpado. Busque também um profissional da área para dar uma consultoria e orientar o que seu espaço precisa, como fazer a instalação dos equipamentos, quais usar e onde comprar.
Investir em segurança perimetral é uma boa opção para quem deseja proteger sua propriedade. O melhor de tudo é que você pode instalar ou criar diferentes tipos de barreiras a preços bastante acessíveis. Assim, não há porque não se resguardar e à sua família também.
Agora que já sabe tudo sobre segurança perimetral, leia este outro artigo do blog sobre segurança eletrônica!